Companhia concentra rotas em Viracopos, Confins e Recife em meio a processo de recuperação judicial
A companhia aérea Azul anunciou nesta segunda-feira (11) o encerramento das operações em 14 cidades brasileiras. A medida faz parte de um processo de reestruturação que busca otimizar rotas e reduzir custos, concentrando as operações nos aeroportos de Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, conhecidos como hubs da empresa.
Segundo a Azul, os ajustes, iniciados em julho, consideram fatores como aumento nos custos operacionais da aviação — impactados pela alta do dólar e pela crise global na cadeia de suprimentos —, além da disponibilidade de frota.
As cidades que deixarão de receber voos da companhia são: Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatú (CE); Campos (RJ); Correia Pinto e Jaguaruna (SC); Mossoró (RN); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Rio Verde (GO); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS) e Ponta Grossa (PR).

Recuperação judicial nos EUA
Desde 28 de maio, a Azul está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos. A empresa já firmou acordos de reorganização financeira com parceiros estratégicos, incluindo as companhias aéreas norte-americanas United e American Airlines.
O plano prevê cerca de US$ 950 milhões em novos investimentos e uma reestruturação estimada em US$ 1,6 bilhão. Segundo a Azul, as operações e vendas seguem normalmente, com a manutenção de bilhetes, benefícios e pontos do programa Azul Fidelidade.