Ibovespa bate recorde e dólar recua em dia de expectativas sobre inflação e juros

O Ibovespa avançou 2,49% nesta terça-feira (27), alcançando 183.163 pontos por volta das 13h50, o maior patamar intradiário da história do índice. No mesmo horário, o dólar recuava 1,18%, cotado a R$ 5,2176, nível semelhante ao registrado em maio de 2024.

Foto: Freepik.

O movimento reflete a combinação de fatores internos e externos que estão no radar dos investidores.

Inflação e juros no Brasil

O IBGE divulgou a prévia da inflação de janeiro (IPCA-15), que registrou alta de 0,20%, abaixo das projeções. No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 4,50%. Os maiores aumentos vieram de saúde e cuidados pessoais, além de comunicação. Já os preços de transportes caíram, influenciados pela redução nas passagens aéreas e medidas de tarifa zero em algumas cidades.

O resultado foi divulgado em paralelo ao início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que deve anunciar nesta quarta-feira (28) a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano. O mercado, no entanto, projeta cortes ainda no primeiro trimestre, com expectativa de que a taxa encerre 2026 em 12,25% ao ano, segundo o Boletim Focus.

Cenário internacional

Nos Estados Unidos, o Federal Reserve iniciou reunião para definir os rumos da política monetária. A expectativa é de manutenção dos juros entre 3,5% e 3,75%, em meio a cautela sobre quem será indicado pelo presidente Donald Trump para assumir o comando do banco central após Jerome Powell.

O risco de paralisação do governo americano por impasse no Congresso sobre o orçamento também preocupa os mercados.

Na Europa e Ásia, os investidores repercutem o acordo comercial firmado entre a União Europeia e a Índia, que cria uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, abrangendo cerca de 2 bilhões de pessoas. O pacto prevê cortes expressivos de tarifas em setores como automóveis, vinhos e alimentos industrializados.

Bolsas globais

Em Wall Street, os índices operavam mistos: o Dow Jones caía 0,53%, enquanto o S&P 500 subia 0,23% e o Nasdaq avançava 0,61%.

Na Ásia, os mercados fecharam em alta, impulsionados por resultados positivos de empresas chinesas e pelo bom desempenho recente das bolsas americanas. O Hang Seng de Hong Kong subiu 1,35%, o Nikkei de Tóquio avançou 0,85% e o Kospi da Coreia do Sul registrou forte alta de 2,73%.

Acumulados

  • Dólar: queda de 0,13% na semana; -3,81% no mês e no ano.
  • Ibovespa: alta de 8,53% na semana; +11,01% no mês e no ano.

O desempenho reflete um ambiente de otimismo moderado, mas ainda marcado por incertezas sobre os rumos da política monetária no Brasil e nos Estados Unidos.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco