Itaú demite cerca de mil funcionários após avaliar produtividade no home office

O Itaú Unibanco realizou nesta segunda-feira (8) uma demissão em massa que atingiu cerca de mil funcionários em regime híbrido ou remoto. Segundo o banco, a medida foi tomada após uma “revisão criteriosa das condutas relacionadas ao trabalho remoto e ao registro de jornada”.

Foto: Divulgação.

A instituição alegou que houve incompatibilidade entre os registros de ponto e as atividades realizadas nas plataformas corporativas, indicando supostos períodos de inatividade. O banco afirmou que os padrões identificados violam seus princípios de confiança, considerados inegociáveis.

Repercussão sindical

O Sindicato dos Bancários criticou duramente a decisão, classificando-a como arbitrária e sem diálogo. Segundo o diretor Maikon Azzi, os critérios usados para avaliar produtividade são “extremamente questionáveis”, pois ignoram fatores como falhas técnicas, saúde dos trabalhadores e a complexidade do trabalho remoto3.

A entidade exigiu esclarecimentos e afirmou que cobrará a reposição das vagas, além de denunciar o caso como um desrespeito à relação com o movimento sindical.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco