A Polícia Federal (PF) realiza, na manhã desta segunda-feira (18), uma reunião com representantes dos partidos que terão candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano. O encontro ocorre na sede da corporação, em Brasília, com o objetivo de definir protocolos e estratégias de segurança para os presidenciáveis durante a campanha eleitoral.
A reunião será conduzida pelo diretor de Proteção à Pessoa da PF, delegado Alexsander Castro de Oliveira. De acordo com a corporação, a iniciativa busca antecipar o planejamento das equipes responsáveis pela proteção dos candidatos, reduzindo riscos em agendas públicas, viagens e atos de campanha ao longo da disputa eleitoral.

Segundo a PF, a medida visa reforçar a segurança dos envolvidos no processo democrático diante do cenário de forte polarização política no país. A preocupação aumentou com o acirramento do debate eleitoral, especialmente entre grupos ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao senador Flávio Bolsonaro.
Pela legislação eleitoral, os candidatos à Presidência passam a ter direito à segurança da Polícia Federal após a confirmação oficial das candidaturas nas convenções partidárias, previstas para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Tradicionalmente, cada presidenciável conta com agentes federais coordenados por um delegado responsável pelo plano de proteção durante toda a campanha.