Uma megaoperação policial realizada na manhã desta segunda-feira (20), no Rio de Janeiro, deixou cerca de 200 pessoas impedidas de descer do Morro Dois Irmãos, localizado na zona sul da capital fluminense. O local, bastante frequentado por turistas e moradores para acompanhar o nascer do sol, foi afetado pela falta de segurança durante a ação na comunidade do Vidigal.
A ofensiva foi coordenada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público da Bahia e forças de segurança baianas. O alvo da operação são integrantes de facções criminosas do sul da Bahia, ligados ao Comando Vermelho, que estariam escondidos na comunidade carioca.

Durante a ação, criminosos reagiram, houve troca de tiros e intensa movimentação de helicópteros na região. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o barulho de disparos e o clima de tensão entre moradores.
Como parte da reação criminosa, lixeiras foram incendiadas na Avenida Niemeyer, principal ligação entre São Conrado e Leblon. A via precisou ser interditada por cerca de 30 minutos e só foi liberada após a chegada de um comboio da Polícia Militar.
A operação também busca localizar e prender 13 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis, no extremo sul da Bahia, em dezembro de 2024. Segundo as investigações, os foragidos continuam comandando atividades criminosas à distância, com apoio de facções.
Entre os principais alvos estão Ednaldo Pereira dos Santos, conhecido como “Dada”, e Wallas Souza Soares, o “Patola”, apontados como lideranças do tráfico na região de Porto Seguro.
Até o momento, uma mulher foi presa: Núbia Santos Oliveira, investigada por lavagem de dinheiro e por ligação direta com a cúpula da facção. Um homem também foi detido em flagrante com um fuzil, além da apreensão de drogas.
De acordo com a polícia, a operação é fruto de integração interestadual e de trabalho de inteligência voltado ao combate de organizações criminosas que atuam na Bahia a partir do Rio de Janeiro.