MPT realiza audiência pública para discutir a contratação de catadores nos camarotes do Carnaval 2025

O Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia irá promover uma audiência pública nesta sexta-feira (17), às 9h, para debater a contratação de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis durante o Carnaval de 2025. A procuradora Adriana Holanda será responsável pela condução do encontro, que terá como foco principal as condições de trabalho dessa categoria durante a maior festa popular do estado.

Foto: Divulgação.

A audiência será aberta a todos os setores interessados, incluindo representantes do setor público, privado, sociedade civil organizada e da comunidade em geral. Também foram convidados os responsáveis pelas empresas que operam nos camarotes, que desempenham papel importante na organização do evento e podem contribuir com soluções para os desafios que envolvem a coleta seletiva no ambiente festivo.

Entre os pontos a serem discutidos, estão as condições de saúde e segurança para os catadores, que muitas vezes enfrentam condições de trabalho precárias, além das dificuldades logísticas para realizar a coleta seletiva em meio à grande movimentação de pessoas nos camarotes. A audiência visa garantir que, em 2025, as condições de trabalho dessa categoria sejam melhores, com a devida proteção aos seus direitos trabalhistas e com a implementação de medidas que assegurem um ambiente de trabalho digno, seguro e justo.

O MPT tem como um de seus principais objetivos durante o encontro promover o respeito aos direitos dos trabalhadores, visando à inclusão dos catadores de materiais recicláveis no processo de organização do evento de maneira ética, justa e em conformidade com as normas trabalhistas. A reunião também buscará soluções para os obstáculos enfrentados por esses profissionais, para que possam exercer suas atividades de forma segura e adequada, contribuindo de maneira essencial para a sustentabilidade do Carnaval.

Com informações do Bahia Notícias.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco