A servidora pública Joice Santos viveu um dos momentos mais surpreendentes de sua vida nesta quinta-feira (28), ao dar à luz uma menina saudável em uma maternidade de Salvador. O nascimento ocorreu menos de um mês após ela descobrir que estava grávida — já com 36 semanas de gestação — durante um exame de rotina.

Foto: Divulgação.
Moradora de São Francisco do Conde, na Região Metropolitana da capital baiana, Joice relatou que não apresentou sintomas clássicos de gravidez. Mesmo com a ausência de menstruação em junho, atribuiu o fato ao uso contínuo de anticoncepcionais. Um teste de farmácia deu negativo, e só em julho ela decidiu realizar o exame beta hCG, que confirmou a gestação.
A ultrassonografia feita na Clínica de Referência à Saúde da Mulher Leonor Teixeira revelou que o bebê estava prestes a nascer. “Fiquei fora de mim. Deitada na maca, só conseguia dizer ‘não acredito’”, contou Joice, emocionada.
Segundo especialistas, é impossível menstruar durante a gravidez, mas sangramentos podem ocorrer e confundir o diagnóstico. Joice afirmou que não percebeu alterações no fluxo menstrual e que os sintomas foram discretos, diferentes da gestação anterior, quando teve enjoos intensos.
O nascimento da filha, previsto inicialmente para 1º de setembro, surpreendeu toda a família. O companheiro de Joice, Elton Arthur dos Santos, também servidor público, achou que a esposa estava brincando ao contar a novidade. “Só caiu a ficha quando a mãe dela ligou para confirmar”, relatou.
Com informações do Correio da Bahia.