Cerca de 2,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ainda precisam realizar a prova de vida para evitar a suspensão do pagamento do benefício. A convocação é feita por meio de aviso no extrato bancário dos segurados.
Desde 2022, com a publicação da Portaria nº 1.408, o procedimento passou a ser realizado principalmente por cruzamento de dados, como biometria em bancos ou registros no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que reduziu a necessidade de comparecimento presencial.
De acordo com o INSS, 94% dos beneficiários já tiveram seus dados confirmados automaticamente. Do total de 36,9 milhões de segurados em 2024, apenas 2,3 milhões ainda precisam comprovar que estão vivos e serão chamados para o procedimento.
