Entre os dias 05 e 08 de agosto, Salvador será palco da nova edição do NordesteLAB, maior evento do setor audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo. Em 2025, o evento propõe discutir como o audiovisual é percebido por diferentes públicos e setores sociais, reforçando sua relevância para o desenvolvimento econômico e cultural das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Foto: Divulgação.
Gabriel Pires, coordenador geral, destaca que o objetivo é mostrar como o audiovisual pode estruturar novas formas de negócios e fortalecer territórios. A edição anterior reuniu representantes de 14 estados e mais de 40 empresas do setor, em rodadas de negócios e atividades formativas.
O evento, que inclui mesas temáticas, masterclasses, clínicas jurídicas e o Laboratório Universitário, é organizado pelo Laboratório Audiovisual e pelo Audiovisual em Todos os Eixos, com apoio do YouTube e de instituições públicas.
Laboratório Universitário
As inscrições para o Laboratório Universitário estão abertas até 14 de abril no site www.nordestelab.com.br. A iniciativa é voltada para estudantes de audiovisual, cinema e comunicação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os selecionados participam de aulas online entre maio e julho e cinco duplas serão escolhidas para apresentar seus projetos em Salvador, com passagens e hospedagens custeadas. O projeto vencedor recebe um prêmio de R$ 10 mil, oferecido pelo YouTube.
Segundo Rubian Melo, coordenadora do laboratório, a proposta é acelerar conhecimentos e oferecer vivência prática a quem busca ingressar no mercado audiovisual com mais preparo e conexões.
O NordesteLAB conta com recursos da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura.
Com informações do Bahia.Ba.