Após emitir uma nota dura rebatendo críticas do Departamento de Estado dos EUA sobre decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo Lula espera que a polêmica não evolua para uma crise diplomática. O Itamaraty considerou essencial responder para reafirmar a soberania nacional, mas busca evitar qualquer escalada que possa prejudicar as relações comerciais entre os países.

Foto: TVBrasilGov/Reprodução
A principal preocupação do Brasil agora são as tarifas impostas por Donald Trump, que podem afetar exportações de aço e alumínio. O vice-presidente Geraldo Alckmin terá uma reunião virtual com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, para tentar negociar melhores condições.
Além disso, o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de um projeto na Câmara dos EUA que busca impedir sua entrada no país. A proposta, aliada a críticas do governo americano sobre bloqueios a plataformas como o Rumble, levou a uma forte reação do governo brasileiro. O ministro Flávio Dino e o próprio Moraes se manifestaram em defesa da independência do Judiciário brasileiro, com Moraes enfatizando que o Brasil “deixou de ser colônia em 1822”.
Com informações do G1.