O ex-presidente Jair Bolsonaro se reúne nesta quarta-feira (19) com deputados da oposição para discutir a possibilidade de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro e estratégias contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro ocorre um dia após Bolsonaro ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como líder de uma organização criminosa que tentou um golpe de Estado no Brasil.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters
A reunião foi organizada pelo deputado Coronel Zucco (PL) e deve contar com a presença de parlamentares aliados que pretendem contestar as penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) aos envolvidos nos atos antidemocráticos. Segundo Zucco, a oposição considera que houve “excessos” nas punições e pretende levar essa discussão ao STF, além de articular a votação de um projeto de anistia na Câmara dos Deputados.
Além do tema da anistia, Bolsonaro e os parlamentares devem debater estratégias para enfraquecer politicamente o governo Lula, apontando supostas fragilidades da atual administração. A movimentação ocorre em um momento delicado para o ex-presidente, que enfrenta um processo no STF e pode ser condenado a penas severas, incluindo a possibilidade de prisão.
Com o avanço das investigações e um cenário jurídico cada vez mais adverso, Bolsonaro busca respaldo político e tenta demonstrar publicamente que não está preocupado com a denúncia. A reunião faz parte dessa estratégia, reforçando seu apoio entre aliados e mantendo sua presença ativa no debate político.
Com informações do G1.