Foto: Fernando Barbosa/Ipac-
A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos foi oficialmente registrada como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia neste domingo (20). O decreto foi assinado pelo governador Jerônimo Rodrigues e publicado no Diário Oficial no sábado (19). A entrega do título ocorreu durante uma missa festiva na Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, com a presença do secretário de Cultura, Bruno Monteiro.
Monteiro destacou a importância do reconhecimento como um compromisso com a preservação da tradição. “Estamos garantindo que essa história e resistência sigam por mais 300 anos”, afirmou.
Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac) após solicitação da Irmandade do Rosário. Para o diretor do Ipac, Marcelo Lemos, o reconhecimento também é uma forma de reparação histórica. “A Irmandade foi um espaço de acolhimento para os escravizados, e a festa faz parte do nosso calendário cultural”, disse.
Padre Lázaro Muniz, capelão da igreja, celebrou o título: “Esse legado deve ser preservado por todos nós, mantendo viva a tradição dos nossos ancestrais.”
Sobre a Festa
Realizada desde 1820, a Festa do Rosário envolve missa cantada, sermão, exposição do Sacramento e procissão pelas ruas do Centro Histórico.