Prêmio Cidade da Música: Inscrições abertas até 10 de fevereiro

Bandas, conjuntos e grupos musicais que atuam em Salvador ainda podem se inscrever no Prêmio Cidade da Música até o dia 10 de fevereiro. Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição e os requisitos da premiação, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) promoverá uma Oficina Virtual de Orientação no próximo dia 21, às 17h, por meio do canal oficial da pasta no YouTube.

Liderado pela Secult, com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), o edital integra as iniciativas da Agência do Trabalhador da Cultura e busca incentivar a produção musical local. Serão contemplados 20 projetos voltados ao lançamento de obras musicais inéditas, cada um recebendo R$27.065,00 (valor bruto) e acesso a suporte técnico, como utilização do estúdio da Cidade da Música da Bahia para gravação, mixagem e masterização.

Foto: Lucas Moura / Secom PMS

Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela plataforma Prosas (https://prosas.com.br/editais/15241), onde também está disponível o edital completo. Entre os documentos obrigatórios estão comprovações de experiência e atuação no setor cultural. Podem participar pessoas físicas com trajetória comprovada na área, microempreendedores individuais (MEIs) da cultura e pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos. Além disso, os grupos musicais devem comprovar, no mínimo, três anos de atuação conjunta e residência ou sede em Salvador.

De acordo com Maylla Pita, diretora de Cultura da Secult, o prêmio reforça o compromisso da cidade junto à Rede de Cidades Criativas da Unesco, da qual Salvador faz parte com o título de Cidade da Música. “Essa iniciativa também integra um conjunto de ações voltadas para fomentar e divulgar o trabalho dos profissionais da música no âmbito municipal”, destacou.

Seleção e critérios

Os projetos serão avaliados entre os dias 10 e 24 de março por uma comissão composta por servidores da Secult e especialistas da sociedade civil. Em conformidade com a Lei Municipal Nº 9.451/2019, 50% dos recursos são destinados a proponentes negros (pretos ou pardos) e 10% para proponentes indígenas. Haverá ainda pontuação extra para projetos que promovam a inclusão de profissionais de grupos sociais específicos em cargos-chave, como compositores e produtores musicais.

O resultado final será divulgado no dia 26 de março. As gravações das obras premiadas estão previstas para ocorrer entre 28 de abril e 28 de junho de 2024.

Mais informações podem ser obtidas através do edital, disponível no link https://encurtador.com.br/KkZrF. Questionamentos também podem ser enviados para o e-mail cultura.trabalho@salvador.ba.gov.br ou diretamente pelo suporte da plataforma Prosas.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco