Evento marca a tradição religiosa e antecede a Lavagem do Bonfim

A imagem do Senhor do Bonfim foi conduzida em uma emocionante procissão marítima na manhã desta quarta-feira (15), partindo da Marina da Penha, na Ribeira, com destino ao Terminal Náutico da Bahia, após passar pelo Porto da Barra. A celebração, promovida pelo Santuário do Senhor do Bonfim, contou com o apoio da Barco Show Eventos, da Marinha do Brasil, da Associação Náutica da Bahia e da Prefeitura de Salvador. O evento é parte da programação que antecede a tradicional Lavagem do Bonfim, marcada para esta quinta-feira (16).
A tradição teve origem em uma promessa feita pelo Capitão Teodósio, conforme relembrou o Juiz Presidente da Irmandade do Santuário do Senhor do Bonfim, Marcelo Sacramento. “A procissão marítima nasceu de um voto feito pelo capitão após enfrentar uma intempérie no mar. Desde então, esse deslocamento simbólico tem ganhado força e aceitação, consolidando-se como uma celebração especial da fé”, explicou.
A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) também garantiu a segurança do trajeto. “Nossa equipe acompanhou a embarcação principal com dois salva-vidas no catamarã e um na embarcação, assegurando que tudo ocorresse de forma tranquila e segura”, destacou Kailani Dantas, coordenador da Salvamar.
A procissão reforça a conexão histórica e espiritual da Bahia com o Senhor do Bonfim, renovando a fé e mantendo viva uma das tradições religiosas mais emblemáticas do estado.