O prazo para a matrícula presencial de crianças na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Salvador já está aberto. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) divulgou o resultado da distribuição eletrônica de vagas no dia 7 de janeiro, e desde o dia 8, os pais e responsáveis devem confirmar a matrícula diretamente na unidade de ensino até o dia 17 de janeiro.
A confirmação da matrícula presencial é necessária para todos os níveis de ensino, incluindo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A reabertura de cadastro ocorrerá no dia 20 de janeiro, permitindo que pais e responsáveis tentem novas vagas. Além disso, no dia 22 de janeiro, será realizada a busca ativa por vagas residuais na Educação Infantil.

Os documentos exigidos para a matrícula incluem CPF e certidão de nascimento da criança, CPF do responsável, cartão do SUS da criança, cartão e certificação de vacinação, comprovante de endereço e, para famílias beneficiárias, o cartão do Bolsa Família com o último extrato.
A confirmação de matrícula no Ensino Fundamental será feita de acordo com um cronograma específico, com os seguintes prazos:
- 9 e 10 de janeiro: Confirmação de matrícula para alunos da Educação Especial nos 1º e 2º anos.
- 13 a 15 de janeiro: Confirmação de matrícula para alunos novos do 1º e 2º anos.
- 16 a 20 de janeiro: Confirmação de matrícula para alunos novos do 3º ao 5º ano.
- 21 e 22 de janeiro: Confirmação de matrícula para alunos novos do 6º e 7º ano.
- 23 e 24 de janeiro: Confirmação de matrícula para alunos novos do 8º e 9º ano.
- A partir de 27 de janeiro: Busca ativa para vagas residuais e reabertura de cadastro do Ensino Fundamental.
Quanto à Educação de Jovens e Adultos, as matrículas dos alunos contemplados devem ser confirmadas entre 9 e 24 de janeiro, e a busca ativa para vagas residuais será iniciada a partir de 27 de janeiro.
Para aqueles que perderam o prazo do cadastro virtual, será possível realizar o cadastro novamente a partir de 27 de janeiro, tanto para o Ensino Fundamental quanto para a busca de vagas residuais.
Kátia de Jesus Silva, gestora da Escola Municipal Adroaldo Ribeiro Costa, destaca a importância da inovação no processo de matrícula. “A Smed deu um passo importante em 2024 com o cadastramento on-line para novos alunos. Agora, é fundamental que as famílias verifiquem se foram contempladas com vagas, especialmente para a Educação Especial, e confirmem a matrícula dentro do cronograma da escola”, afirmou a gestora.
A escola Adroaldo Ribeiro Costa, localizada no Cabula, atende ao Ensino Fundamental II, com capacidade para 420 estudantes e funcionamento em tempo integral.