Trump em Davos: críticas à Europa e insistência na Groenlândia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um discurso polêmico no Fórum Econômico Mundial em Davos, nesta quarta-feira (21), reforçando sua intenção de negociar a aquisição da Groenlândia e deixando claro que não recuará da ideia. Embora tenha descartado o uso da força, afirmou que apenas os EUA podem garantir a proteção da ilha do Ártico, território semiautônomo da Dinamarca.

Foto: Eva Vucci.

Trump descreveu a Groenlândia como “um grande pedaço de gelo, frio e mal localizado”, mas com papel vital para a paz mundial e a segurança global. Em alguns momentos, chegou a confundir o território com a Islândia. A fala foi marcada por críticas à Europa e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que, segundo ele, estariam enfraquecidas por “gastos governamentais excessivos, imigração descontrolada e importações intermináveis”.

O presidente alternou ataques a líderes europeus com elogios a si próprio, afirmando que o continente está “se destruindo” e que os EUA querem aliados fortes, não fragilizados. Trump também deixou claro que não aceita a possibilidade de arrendamento da Groenlândia, apenas sua propriedade.

Em tom de ameaça, disse que os países que não apoiarem seu plano enfrentarão tarifas comerciais elevadas. A postura reforça a estratégia já usada em outras ocasiões, como na ofensiva contra a Venezuela, quando justificou ações com o combate ao tráfico de drogas.

O discurso não convenceu os interlocutores europeus presentes em Davos, que viram nas declarações de Trump um sinal de desprezo pelos antigos aliados e uma tentativa de tratá-los como adversários em meio às tensões diplomáticas recentes.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco