Após um final de semana marcado por quedas acentuadas nas temperaturas, os termômetros devem voltar a subir no Sul e no Sudeste do Brasil ao longo desta semana. Segundo a Climatempo, a massa de ar frio que atingiu a região está se afastando, permitindo um clima mais ameno e típico do outono, com manhãs e noites frias e tardes ligeiramente mais quentes.

Foto: Omar Freitas/Agência RBS
Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que apesar do aquecimento gradual, abril ainda deverá registrar a passagem de duas ou três massas de ar frio de origem polar, o que pode ocasionar novas quedas de temperatura. “Boa parte da semana terá características de outono. A temperatura será amena, mas sem extremos de calor”, explica.
Além disso, o tempo instável no Sul deve prevalecer, com a formação de novas áreas de baixa pressão que trarão chuvas intensas ao Rio Grande do Sul nos próximos dias. No Sudeste, outra área de instabilidade afetará o litoral sul de São Paulo, o Vale do Ribeira e parte de Minas Gerais, com previsão de chuvas fortes, mas sem tempestades severas.
No Norte e no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará trazendo grande volume de chuvas, especialmente na faixa que se estende do Ceará ao Amazonas. Este padrão climático deve permanecer nos próximos dias.
Enquanto o frio dá uma trégua no Centro-Sul, a diversidade climática segue marcando as regiões do Brasil neste início de outono.
Com informações do G1.