Lula busca destravar indicações a tribunais e STJ antes de viagem ao Japão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja resolver uma série de pendências relacionadas às indicações para tribunais superiores e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) antes de viajar ao Japão no sábado (22). De acordo com informações da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, Lula tem como prioridade despachar listas para nomeações nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), além das duas vagas abertas no STJ.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A expectativa é que o presidente convoque seus ministros do núcleo jurídico para discutir as nomeações ao longo desta semana, visando dar encaminhamento a essas decisões. No entanto, uma possível dificuldade para concretizar essas reuniões será a agenda intensa de compromissos que Lula já possui para quinta e sexta-feira.

O movimento de Lula para destravar essas indicações ocorre em meio à pressão para preencher posições-chave em tribunais e garantir maior alinhamento do governo federal com o Judiciário. A nomeação de juízes e desembargadores nos tribunais, especialmente no STJ, tem grande relevância política e institucional, uma vez que essas instâncias influenciam decisões de grande impacto no país. A estratégia de Lula busca, portanto, não só garantir a composição adequada dos tribunais, mas também resolver questões que estão pendentes há algum tempo, dada a dificuldade para avançar com as indicações.

Com informações do Bahia.Ba.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco