Uma criança de 7 anos morreu após ser atingida por uma pilastra de concreto enquanto brincava em um balanço no playground de um condomínio no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na noite de terça-feira (4) e está sendo investigado pela Polícia Civil.

Foto: Divulgação
Imagens registradas por câmeras de segurança mostram o momento em que um grupo de crianças se balança no brinquedo, quando, repentinamente, a estrutura cede e atinge Maria Luísa Oldembergas na cabeça. Testemunhas relatam que a menina ficou desacordada e sofreu ferimentos graves.
Bombeiros foram acionados e encontraram a criança ainda consciente. No entanto, durante o atendimento, ela sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.
Obras sem aprovação podem ter causado acidente
A 42ª DP (Recreio) abriu inquérito para apurar as causas do desabamento da pilastra e se houve negligência na execução da obra. O delegado Alan Luxardo afirmou que aguarda o laudo pericial para determinar se o colapso foi resultado de falhas no projeto, na instalação ou na manutenção da estrutura.
Moradores do condomínio informaram que as obras no parque infantil foram realizadas recentemente, sem consulta a engenheiros ou aprovação em assembleia. Segundo um residente, a pilastra que sustentava o balanço era um dormente de madeira maciça, que teria sido instalado de forma inadequada, sem fixação adequada.
“Não houve aprovação formal para essa obra. O síndico colocou os dormentes e instalou ganchos para segurar a rede. Mas a estrutura não estava firme e acabou desabando quando as crianças brincavam”, relatou um morador.
O caso foi registrado como homicídio culposo – quando não há intenção de matar – e os responsáveis pela obra podem ser responsabilizados criminalmente.
Com informações do G1.