Muitos cidadãos utilizam o serviço de transporte público coletivo em Salvador sem perceber que os veículos que os transportam fazem parte de serviços com características um pouco distintas.
É o caso dos famosos “Amarelinhos”, tecnicamente conhecidos como STEC – Subsistema de Transporte Especial Complementar, e também do “BUZÃO”, o Serviço Público de Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus, conhecidos tecnicamente por STCO, sigla estabelecida pelo Decreto Municipal nº 25.966/2015.

E qual a distinção?
Em 1997, através do Decreto Municipal nº 16.606, o Município de Salvador implantou um subsistema de transporte público complementar, por veículos tipo “Vans” e veículos de médio porte, com capacidade de até 23 passageiros, para atender à demanda que não era alcançada pelo serviço convencional por ônibus, o famoso “BUZÃO”, que já existia na cidade desde 1992, conforme Decreto Municipal nº 9.711/92.
O serviço alternativo recém-criado ainda era bastante desorganizado, operando sem uma verdadeira identidade, confundindo-se muitas vezes com as Vans, veículos do transporte clandestino.
Posteriormente, o serviço complementar passou por uma atualização através do Decreto Municipal nº 18.226/2008. Essa nova regulamentação estabeleceu sua atuação com o intuito de complementar o serviço convencional em áreas como: Subúrbio Ferroviário, miolo da cidade (Cabula, Cajazeiras etc.) e Orla Atlântica, onde o transporte convencional apresentava restrições técnicas e operacionais. Inicialmente, foi proibida a operação dos, agora então, “Amarelinhos” no centro comercial da cidade e nas Áreas Urbanas Consolidadas (AUC).
Em outras palavras, o STEC foi criado para suprir as lacunas que o serviço convencional não conseguia atender, tanto tecnicamente, por seus veículos serem de maior porte e terem dificuldades para circular em determinadas localidades da cidade — o que forçava os passageiros a andarem muito mais para ter acesso ao transporte público nas principais vias — quanto economicamente, pois as características da demanda de passageiros da época eram voltadas principalmente às regiões do centro comercial e de lazer da cidade, tais como: Lapa, Barroquinha, Comércio, Barra/Ondina e Pituba.
Demais localidades não possuíam demanda suficiente para a remuneração do serviço e a cobertura dos custos operacionais das empresas de ônibus convencionais. Não havia “atratividade” econômica para a prestação deste serviço.
Naquela época (décadas de 1990 e 2000), a população de Salvador possuía uma dinâmica de deslocamento bastante característica: pendular. As pessoas “desciam” dos seus bairros, durante o dia, para o centro da cidade, onde trabalhavam ou utilizavam os serviços públicos, e, à noite, “subiam” de volta para seus bairros de origem. Esse era o padrão da maioria dos movimentos durante toda a semana.
Demais regiões, como os bairros periféricos, estavam desconectados social e economicamente entre si e, por sua vez, totalmente desassistidos. Havia um isolamento entre os bairros, um certo “apartheid” na mobilidade urbana, prejudicando o desenvolvimento socioeconômico dessa parte da população.
Um dos papéis fundamentais do serviço de transporte público é justamente ser um vetor de desenvolvimento social de uma região.
Ressalte-se aqui a importante decisão do Município à época, ao equacionar dois grandes problemas com a criação do Subsistema de Transporte Complementar: o de mobilidade urbana, aumentando a oferta do serviço de transporte em regiões antes não assistidas e conectando-as entre si; e o social, regulamentando um serviço que, até então, era clandestino. Sim, clandestino. Muitas pessoas já realizavam transporte remunerado de passageiros sem autorização do poder público, em veículos particulares de pequeno porte e em “Vans” entre os bairros periféricos e a Orla Atlântica, sem qualquer parâmetro, habilitação legal ou segurança.
A regulamentação das “Vans” à época fomentou emprego, renda e dignidade social.
E por que “Amarelinho”?
O serviço complementar ganhou utilidade pública e importância, teve sua demanda aumentada, avançou em outras áreas da cidade e precisou de uma modificação na frota de veículos, que até então era composta praticamente por Vans. O Município autorizou a mudança para micro-ônibus e adotou uma identidade visual que melhor o caracterizasse e com a qual a população se identificasse. Foi quando o amarelo tomou conta da frota, sendo a cor padrão desse subsistema complementar, ganhando aceitação social. Como quase tudo em Salvador que tem aceitação social recebe um apelido carinhoso, de fácil identificação local, o serviço passou a se chamar “Amarelinho”.

Por sua vez, o “BUZÃO” também foi o apelido dado pela população ao serviço de transporte coletivo de passageiros, prestado em regime de permissão entre as décadas de 1990 e 2000. Como o principal equipamento desse serviço era o ônibus e, no Brasil, impera a cultura de que o “acessório dá nome à coisa” — vide os casos de marcas famosas reconhecidas pelo seu principal produto, como “Bombril” (lã de aço) e o antigo Shopping Iguatemi (que deu nome ao bairro onde foi construído) —, os soteropolitanos apelidaram carinhosamente o serviço de transporte por ônibus de “BUZÃO”.
Esse serviço contava com uma programação visual própria, dividida em três cores: verde, azul e, inclusive, amarelo. Contudo, os ônibus amarelos desse serviço eram de grande porte, com cerca de 15 metros, não se confundindo com os micro-ônibus do subsistema complementar, os “Amarelinhos”.

Ressalte-se que, mesmo com a modificação do serviço de transporte público coletivo em Salvador, capitaneada em 2015 com o surgimento do regime de concessão — onde passou a ser prestado por três concessionárias, divididas em três áreas (bacias), nos termos do Decreto nº 25.966/2015 —, além da criação de novos serviços como bilhetagem eletrônica, integração modal e o surgimento de novos atendimentos e modais como o BRT (Bus Rapid Transit) e o transporte metroviário, a população soteropolitana, com seu “patrimonialismo social” — característica ideia de pertencimento, inclusive de bens intangíveis —, continua identificando o serviço coletivo convencional por ônibus como “BUZÃO” e o serviço alternativo complementar como “AMARELINHO”.
Será que já existe um nome carinhoso, um apelido da população para os modais BRT e Metrô, atualmente operando em Salvador? Deixe sua contribuição.

Dilmar Sacramento CopqueGraduado em Direito, Administração e Transporte Terrestre (Gestão do Trânsito e do Transporte); Especialista em Trânsito Urbano e Direito do Trânsito, Doutor Honoris Causa, Instrutor de Trânsito; Agente de Trânsito. Membro do Instituto Brasileiro de Direito do Trânsito, Consultor da Federação Nacional dos DETRAN’s – FENASTDETRAN
2 Comentários
Your comment is awaiting moderation.
This iss really interesting, You’re a very professional blogger.
I’ve joined your rss feed and sit up for searching for extra of your great post.
Additionally, I’ve shared your web site in my social networks https://lifestagescs.com/employer/mackrell/
Your comment is awaiting moderation.
Great post. I was checking constantly this blog and I’m impressed!
Very helpful info particularly the last part 🙂 I care for such information a lot.
I was looking for this certain info for a long time.
Thank you and good luck. https://gigsonline.Co.za/employer/proficient-in-academic-writing/
Your comment is awaiting moderation.
I wass able to find good information from your blog posts. https://www.Globaleconomicsucsb.com/blog/index.php?entryid=401492
Your comment is awaiting moderation.
I like it when people get together and share ideas.
Great blog, keep it up! https://Dennystgeorge71.Bravesites.com/entries/general/%d0%9a%d0%b0%d0%ba-%d0%b1%d1%8b%d1%81%d1%82%d1%80%d0%be-%d0%b8-%d0%bf%d1%80%d0%be%d1%81%d1%82%d0%be-%d1%80%d0%b0%d0%b7%d0%bc%d0%b5%d1%81%d1%82%d0%b8%d1%82%d1%8c-Tier-2-%d1%81%d1%81%d1%8b%d0%bb%d0%ba%d0%b8-%d0%bd%d0%b0-%d1%80%d0%b0%d0%b7%d0%bd%d1%8b%d1%85-
Your comment is awaiting moderation.
Amazing blog! Do you have anny suggestions for aspiring
writers? I’m hoping to start myy own website soon but I’m a little loszt on everything.
Would you suggest starting with a free platform likee WordPress or go for a paid option? There are so many choices out there
that I’m completely overwhelmed .. Any suggestions?
Bless you! https://Beatrisolden48246650.Bloggersdelight.dk/2025/03/19/%d0%ba%d0%b0%d0%ba-%d0%bb%d0%b5%d0%b3%d0%ba%d0%be-%d0%b8-%d0%bf%d1%80%d0%be%d1%81%d1%82%d0%be-%d1%80%d0%b0%d0%b7%d0%bc%d0%b5%d1%81%d1%82%d0%b8%d1%82%d1%8c-tier-2-%d1%81%d1%81%d1%8b%d0%bb%d0%ba%d0%b8/
Your comment is awaiting moderation.
Thanks for finally talking abkut >Transporte Público
– Você sabe qual a diferença entre o “Amarelinho” e o “BUZÃO” em Salvador?
– Por Escrito <Loved it! https://Cktmillie704311.bravesites.com/entries/general/%d0%9a%d0%b0%d0%ba-%d0%bc%d0%bd%d0%be%d0%b3%d0%be%d1%83%d1%80%d0%be%d0%b2%d0%bd%d0%b5%d0%b2%d1%8b%d0%b5-%d1%81%d1%81%d1%8b%d0%bb%d0%ba%d0%b8-%d0%bc%d0%be%d0%b3%d1%83%d1%82-%d1%83%d0%bb%d1%83%d1%87%d1%88%d0%b0%d1%82%d1%8c-%d0%bf%d1%80%d0%be%d0%b4%d0%b2%d0%b8%d0%b6%d0%b5%d0%bd%d0%b8%d0%b5-
Your comment is awaiting moderation.
Heey There. I found your blog using msn. This iss a really well written article.
I’ll make sure to bookmark it and return to read more of
your useful information. Thsnks for the post.
I’ll certainly return. https://mush-microdosing.blogspot.com/2025/03/microdosing-panther-fly-agaric.html
Your comment is awaiting moderation.
My family all the time say that I am killing my time here at net,
however I know I am getting experience all the time by reading such fastidious articles or reviews. https://www.battleredblog.com/2018/6/28/17512810/preseason-odds-on-wholl-be-the-2019-nfl-mvp
Your comment is awaiting moderation.
My coder is trying to convince me to move to .net from PHP.
I have always disliked the idea because of the costs.
But he’s tryiong none the less. I’ve been using WordPress
on a number of websites for about a year and am anxious about switching to another platform.
I have heard fantastic things about blogengine.net.
Is there a way I can import all my wordpress content into it?
Any kind of help would be greatly appreciated! https://endoscopes.mystrikingly.com/
Your comment is awaiting moderation.
I am not sure where you are getting your information, but good topic.
I needs to spend some time learning much more or understanding more.
Thanks for great info I was looking for this
information for my mission. https://usa.life/read-blog/122959
Your comment is awaiting moderation.
Hey! This is kind of off topic but I need some guidance from an established blog.
Is it difficult to set up your own blog? I’m not very techincal but I
can figure things out pretty fast. I’m thinking about setting up
my own but I’m not sure where to begin. Do you have any
ideas or suggestions? Thank you https://www.proskauer.com/blog/cftc-enforcement-highlights-potential-compliance-risks-to-crypto-exchanges-for-derivatives-trading
Your comment is awaiting moderation.
Hey I know this is off topic but I was wondering if you knew of any widgets I could add to my blog that automatically tweet my newest twitter updates.
I’ve been looking for a plug-in like this for quite some time and was hoping maybe you would have some experience with something like this.
Please let me know if you run into anything.
I truly enjoy reading your blog and I look forward to your new
updates. https://menbehealth.wordpress.com/
Your comment is awaiting moderation.
Heya i’m for the first tiume here. I found this board and I find
It really useful & it helped me out much. I hope to give something back
andd elp others like you aided me. https://worldcupvenue.mystrikingly.com/
Your comment is awaiting moderation.
Thank you for any other wonderful article. Where else may just
anyone get that type of information in such a perfect means of writing?
I have a presentattion next week, and I’m
on the search for such information. https://caramellaapp.com/milanmu1/nspjKMz6o/nfl
Your comment is awaiting moderation.
Oh my goodness! Awesome article dude! Thank you, However I am experiencing troubles
with your RSS. I don’t know why I cannot join it.
Is there anybody getting identical RSS problems? Anybody wwho
knows thhe solution can you kindly respond? Thanks!! https://richestgamerintheworld.wordpress.com/
Your comment is awaiting moderation.
Greertings fromm Colorado! I’m bored to tears at work so I decided to check out your blog on my iphone during
lunch break. I love the information you provide here and can’t wait tto take a look when I get home.
I’m surprised at how quixk your blog loaded on my cell phone
.. I’m not even using WIFI, just 3G .. Anyhow, gkod blog! https://e0jh1.mssg.me/
Your comment is awaiting moderation.
Hello every one, here every person is sharing these kinds of know-how, therefore
it’s nice to read this webpage, and I used
to visit this blog daily.
Heere is my blog :: http://Boyarka-inform.com/
Your comment is awaiting moderation.
Conteúdo excelente 👏🏽👏🏽👏🏽
Your comment is awaiting moderation.
Matéria excelente 👏🏽👏🏽👏🏽
Your comment is awaiting moderation.
Ótima matéria, falou tudo e com riqueza de detalhes.
Parabéns.
Um dos melhores profissionais na área de Transportes.Dilmar Sacramento Copque.
Um dos melhores profissionais ma área de Transportes.Dilmar Sacramento Copque.