Salvador prepara canal exclusivo para denúncias de violência contra crianças e adolescentes

A Prefeitura de Salvador deve lançar, em breve, um novo canal exclusivo para denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), prevê a criação do Disque 125.

O anúncio foi feito pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Dinsjani Pereira dos Santos, durante a 384ª Assembleia Geral Ordinária do órgão, realizada na última quarta-feira (18), conforme registro no Diário Oficial do Município (DOM). A medida integra uma estratégia nacional voltada à ampliação dos mecanismos de enfrentamento à violência infantojuvenil.

Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE

Novo canal de denúncia

O Disque 125 será operado pelos Conselhos Tutelares e funcionará como mais uma ferramenta para o registro de casos de violência e maus-tratos, somando-se ao já conhecido Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.

Reforço na rede de proteção

A implantação do novo serviço ocorre em meio ao fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em Salvador. Durante a mesma reunião do CMDCA, foram discutidos detalhes do Edital de Chamamento Público 2026, que prevê investimento de R$ 12 milhões para a seleção de 40 projetos. Cada iniciativa poderá receber até R$ 300 mil, destinados a ações desenvolvidas por organizações da sociedade civil.

Cenário de violência

Dados do Atlas da Violência 2025, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apontam que a Bahia registrou, em 2023, 945 assassinatos de adolescentes e 48 homicídios de crianças.

O estado lidera os índices nacionais de mortes violentas tanto entre crianças de 5 a 14 anos quanto entre adolescentes de 15 a 19 anos. Em nível nacional, o levantamento indica que, a cada hora, 13 crianças e adolescentes de até 19 anos sofreram algum tipo de violência em 2023, incluindo agressões físicas, psicológicas, sexuais ou casos de negligência.

Caso recente

Um caso recente reforçou o alerta sobre a violência na capital baiana. A morte da adolescente Thamiris dos Santos Pereira, de 14 anos, gerou forte repercussão em Salvador e na Região Metropolitana.

A jovem estava desaparecida desde o dia 12 de março, no bairro Jardim das Margaridas. Após uma semana de buscas, o corpo foi localizado em um terreno baldio. Dois homens foram alvos de mandados de prisão por suspeita de envolvimento no crime. Um terceiro investigado já estava preso por violência doméstica e, segundo a apuração, teria ordenado o assassinato de dentro da unidade prisional.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco