O Vaticano anunciou que o papa Papa Leão XIV divulgará sua primeira encíclica nesta segunda-feira (25). Intitulado “Magnifica Humanitas” (“Magnífica Humanidade”), o documento deve abordar os impactos da inteligência artificial, a defesa dos direitos trabalhistas e os conflitos armados no cenário internacional. A publicação também pode ampliar divergências recentes entre o pontífice e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A encíclica foi assinada oficialmente pelo papa na última sexta-feira (15) e será apresentada pelo próprio líder da Igreja Católica em um evento no Vaticano medida considerada incomum, já que tradicionalmente esses documentos são divulgados por cardeais e porta-vozes da Santa Sé. O encontro contará ainda com a participação de Christopher Olah, um dos fundadores da Anthropic, empresa conhecida por defender pesquisas voltadas à segurança e mitigação de riscos da inteligência artificial.

De acordo com fontes ligadas ao Vaticano, o texto também tratará dos impactos das guerras contemporâneas e do uso de novas tecnologias em conflitos militares. Nas últimas semanas, Leão XIV criticou o uso da inteligência artificial em operações bélicas e citou episódios envolvendo Ucrânia, Gaza, Líbano e Irã como exemplos de uma “desumanização” provocada pela relação entre guerra e inovação tecnológica.
A nova encíclica também deverá reforçar posicionamentos ligados às condições de trabalho e à proteção dos trabalhadores pauta historicamente associada ao nome papal escolhido pelo pontífice. A assinatura do documento ocorreu exatamente 135 anos após a publicação de uma encíclica histórica do papa Papa Leão XIII, referência da doutrina social da Igreja em defesa de salários justos e melhores condições para operários no fim do século XIX.