Boletim divulgado nesta sexta-feira (14) aponta melhora na qualidade da água; 115 dos 147 pontos avaliados em todo o litoral baiano estão próprios
A qualidade da água das praias de Salvador apresentou melhora nesta semana, segundo o boletim de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) nesta sexta-feira (14). Apesar do avanço, 10 trechos da capital permanecem impróprios para banho: São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Armação, Boca do Rio, Corsário e Patamares.
Em todo o litoral baiano, o Inema avaliou 147 pontos, dos quais 115 foram classificados como próprios, o equivalente a cerca de 78% dos locais monitorados. A análise considera a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli) nas amostras e segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Na Baía de Todos-os-Santos, a maior parte dos pontos também está própria para banho. No entanto, trechos de Madre de Deus, além de Cairu de Salinas, Barra Grande, Mar Grande, Amoreiras e Gameleira, permanecem impróprios.
No Litoral Norte, as praias de Praia do Forte, Guarajuba, Imbassaí, Sítio do Conde, Costa do Sauípe e Vilas do Atlântico foram classificadas como próprias. Já Buraquinho, Busca Vida, Jauá e Interlagos estão impróprias para banho.
