Dois medicamentos são indicados para o controle do peso e três para o tratamento do diabetes; datas de lançamento e preços ainda não foram divulgados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (29), cinco novas canetas injetáveis à base de liraglutida e semaglutida. Dois medicamentos são indicados para o controle do peso, enquanto os outros três são destinados ao tratamento do diabetes.

Com as novas autorizações, o número de canetas da classe dos agonistas do receptor de GLP-1 aprovadas pela agência em 2026 chegou a 20. Esses medicamentos imitam a ação de um hormônio produzido pelo intestino, contribuindo para o controle da glicose no sangue e do apetite.
As datas de lançamento e os preços dos novos produtos ainda não foram divulgados. A aprovação amplia as opções disponíveis no mercado para pacientes que necessitam desses tratamentos.
Apesar de algumas canetas compartilharem o mesmo princípio ativo, os medicamentos não possuem necessariamente as mesmas indicações. Por isso, produtos aprovados para o tratamento do diabetes não são automaticamente indicados para o controle do peso. A utilização deve seguir as indicações aprovadas pela Anvisa e a orientação de um profissional de saúde.