As ações integradas entre as Forças Estaduais e Federais de Segurança na Bahia têm resultado em um forte combate às facções criminosas, alcançando 91 líderes ao longo de 2024. Na última semana, operações estratégicas localizaram três traficantes foragidos nos estados de São Paulo e Mato Grosso, além de identificar uma liderança do Ceará escondida em território baiano.
Entre os detidos, dois estavam no Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Em Guarulhos, São Paulo, as autoridades capturaram Nailton Almeida dos Santos, o “9 de Copas”, chefe de uma quadrilha que atua em Candeias, na Bahia. Em outra ação em Limeira, SP, foi encontrado Joel Miranda Macêdo de Souza, o “Valete de Espadas”, líder de uma facção em Luís Eduardo Magalhães. Durante a abordagem, houve confronto, e Joel foi ferido, vindo a falecer.
“O trabalho conjunto das Forças Estaduais e Federais, aliado ao compartilhamento de informações, tem sido essencial para o sucesso na luta contra o crime organizado. Seguiremos firmes nesse combate”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
No Mato Grosso, a operação conjunta Nexus, realizada pelas Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCOs) da Bahia e Mato Grosso, resultou na prisão de um líder com atuação em Lauro de Freitas e Camaçari, responsável pelo envio de armamentos e drogas para a Bahia. O traficante também mantinha uma rede de negociações com fornecedores na Bolívia.
Ainda na lista de capturas, uma liderança criminosa do Ceará, que atuava no Cariri, foi detida na zona rural de Curaçá, na Bahia, durante uma operação das Polícias dos estados da Bahia e Ceará. Com ele, as autoridades apreenderam cinco tabletes de cocaína, dando fim ao seu período de fuga.
Essas ações ressaltam o esforço contínuo das forças de segurança em fortalecer a repressão ao crime organizado e a busca pela segurança nas comunidades.

Foto: Divulgação SSP