O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou nesta quinta-feira (27) que Vladimir Putin, presidente da Rússia, “morrerá em breve” e que sua morte trará o fim da guerra iniciada em 2022 com a invasão russa. A afirmação foi feita durante uma entrevista à emissora France TV, após um encontro com o presidente francês, Emmanuel Macron, em Paris.

Foto: Divulgação.
Zelensky também mencionou rumores sobre a saúde de Putin, que incluem supostos derrames, câncer e Parkinson. Essas especulações têm circulado desde 2022, quando imagens do líder russo em situações de fragilidade física levantaram suspeitas. Segundo Zelensky, Putin teme a desestabilização da sociedade russa e a perda de poder.
A declaração ocorre em um momento delicado das negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. Apesar de um acordo para evitar ataques no Mar Negro e a instalações de energia, os confrontos continuam. Zelensky rejeitou os termos russos para um cessar-fogo total, que incluíam o fim do fornecimento de armas a Kiev, classificando-os como “irrealistas” e uma tentativa de Moscou de ganhar tempo para avançar sobre novos territórios.
O presidente ucraniano também alertou que suspender as sanções contra a Rússia seria um “desastre para a diplomacia”, reforçando a necessidade de pressão contínua sobre o Kremlin para alcançar uma solução justa e duradoura para o conflito.
Com informações do Bahia.Ba.