Além dos grandes shows que costumam atrair multidões, a Virada Cultural 2025 se espalha por toda a cidade de São Paulo neste fim de semana com uma extensa programação de teatro, exposições, cinema e literatura. De museus a teatros e praças públicas, os eventos vão das 18h de sábado (24) até o fim da tarde de domingo (25), oferecendo opções gratuitas e acessíveis para todos os públicos.

Foto: Divulgação.
Entre os destaques musicais, o Pateo do Collegio será tomado pelo choro, com apresentações de grupos como Clube do Choro SP e Coletivo de Mulheres do Choro de SP. Na Praça da República, o jazz será o protagonista com artistas como Fred Wesley e James “Boogaloo” Bolden. Já o projeto Jazz na Kombi celebra 11 anos com 24 horas ininterruptas de apresentações no centro da cidade.
O Sesc Itaquera também entra na programação com um show de Luedji Luna, homenageando a cantora britânica Sade. A apresentação acontece no sábado, às 18h30, com entrada livre.
No teatro, o destaque vai para “O Avesso da Pele”, adaptação do romance de Jeferson Tenório, no Teatro Paulo Eiró. O mesmo espaço recebe ainda “Casa Grande e Senzala” e “Miragens na Caixa”, espetáculo que mescla teatro de miniaturas e folclore. A Praça Roosevelt sedia “Macacos”, monólogo que revisita o racismo estrutural a partir de fatos históricos e atuais.
Para os cinéfilos, o Sesc Belenzinho exibe o filme “Bacurau” com sonorização ao vivo da banda Boogarins. O Sesc Consolação apresenta “Lisbela e o Prisioneiro” com trilha sonora da Cine Mancini Orchestra. No Cine Matilha, o vencedor do Oscar “Flow” será exibido em sessões pet friendly. Já o CineSesc traz o clássico francês “Planeta Fantástico”.
Na programação de exposições, o Museu da Língua Portuguesa abre suas portas para a mostra “Fala, Falar, Falares”, além de sarau em homenagem a Leminski e Alice Ruiz. O MASP oferece entrada gratuita no sábado para quem quiser visitar a nova exposição “A Ecologia de Monet”. O Museu das Culturas Indígenas promove atividades com o Coletivo Kanewí e brincadeiras tradicionais dos povos originários.
A literatura também tem espaço: a Biblioteca Mário de Andrade sedia a Virada Literária, com rodas de conversa com autores como Itamar Vieira Junior, Bruna Lombardi, Paulo Lins e Leandro Karnal, em programação que segue madrugada adentro.
Fora da Virada, o C6 Fest movimenta o Parque do Ibirapuera com shows de nomes internacionais como Pretenders, Nile Rodgers & Chic, Gossip e Wilco, em palcos espalhados pelo parque até domingo. Para os fãs de churrasco, a 8ª edição do Madalena BBQ Festival acontece na fábrica da Cervejaria Madalena, em Santo André, reunindo estações de carne premium, música ao vivo e atrações para toda a família.
Fechando o fim de semana, a exposição “Arte que Transforma”, do artista MENA, estreia no Museu Florestal, no Horto, com esculturas que abordam inclusão, diversidade e espiritualidade.
Com atividades culturais para todos os gostos, São Paulo se transforma em um grande palco neste fim de semana. A programação é extensa — e o melhor: grande parte é gratuita.
Com informações do G1.