Vereadora Tatiana Medeiros é presa e afastada do cargo em Teresina

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa na manhã desta quinta-feira (3) durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, conduzida pela Polícia Federal. A ação ocorreu em um condomínio na Zona Leste de Teresina, e a Justiça Eleitoral determinou seu afastamento do cargo na Câmara Municipal da capital piauiense. A operação investiga crimes eleitorais e possíveis vínculos com facções criminosas.

Foto:  Jonas Carvalho/TV Clube

De acordo com a Polícia Federal, há indícios de que a campanha eleitoral de Tatiana, em 2024, foi financiada com recursos ilícitos provenientes de uma facção criminosa e desvios de recursos públicos de uma ONG fundada por ela, chamada Vamos Juntos. A Justiça também ordenou a suspensão das atividades da instituição e proibiu novos aportes financeiros.

Medidas judiciais e investigações

Além da prisão de Tatiana, outras duas pessoas foram detidas, incluindo seu companheiro, Alandilson Cardoso, que já estava preso desde novembro de 2024 por suspeita de tráfico de drogas. A operação também resultou no afastamento de servidores públicos ligados à vereadora e na realização de buscas em três endereços relacionados aos investigados.

A primeira fase da operação, em dezembro de 2024, já havia identificado indícios de lavagem de dinheiro e financiamento de campanha com recursos ilícitos. Na ocasião, a Polícia Federal apreendeu R$ 100 mil em espécie na sede da ONG e em outros locais.

Próximos passos

A audiência de custódia de Tatiana está marcada para esta sexta-feira (4), no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí. A defesa da vereadora ainda não se manifestou, enquanto o PSB, partido ao qual ela pertence, informou que aguardará acesso ao inquérito para tomar as medidas cabíveis.

O caso segue em investigação, com a Polícia Federal buscando esclarecer o envolvimento de Tatiana e outros suspeitos com atividades criminosas e irregularidades eleitorais.

Com informações do G1.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco