O ator Val Kilmer, conhecido por papéis icônicos como Batman em Batman Eternamente e Iceman em Top Gun, faleceu nesta terça-feira (1º), aos 65 anos, em Los Angeles, Estados Unidos. A causa da morte foi pneumonia, conforme revelou sua filha, Mercedes Kilmer.

Foto: Reuters.
Carreira e legado
Nascido em dezembro de 1959, em Los Angeles, Kilmer iniciou sua trajetória artística no teatro, estudando na prestigiada Juilliard School. Ele ganhou destaque em Hollywood nos anos 80 e 90, estrelando filmes como Top Gun (1986), onde interpretou o rival de Tom Cruise, e The Doors (1991), no papel do lendário vocalista Jim Morrison.
Outros sucessos incluem Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993), onde viveu o pistoleiro Doc Holliday, e Fogo Contra Fogo (1995), ao lado de Al Pacino e Robert De Niro. Em 1995, Kilmer assumiu o manto do Cavaleiro das Trevas em Batman Eternamente, sucedendo Michael Keaton.
Desafios de saúde
Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer de garganta, o que resultou em uma traqueostomia que alterou sua voz. Apesar das dificuldades, ele continuou atuando, com destaque para seu retorno como Iceman em Top Gun: Maverick (2022), onde sua voz foi recriada com inteligência artificial.
Homenagens e documentário
Em 2021, Kilmer lançou um documentário autobiográfico que explorou os altos e baixos de sua vida e carreira, apresentando 40 anos de gravações caseiras. Ele deixa dois filhos, Mercedes e Jack, frutos de seu casamento com a atriz Joanne Whalley.
Com informações do G1.