
A Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) registrou um aumento de 212% nas prisões realizadas com auxílio da tecnologia de Reconhecimento Facial durante o primeiro trimestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior, no interior do estado.
A ferramenta, utilizada em grandes eventos como o Carnaval, feiras e micaretas, possibilitou a captura de 290 foragidos entre janeiro e março deste ano — número significativamente superior aos 82 criminosos localizados no mesmo período de 2024.
Desde 2019, o sistema contribuiu para a prisão de 3.325 criminosos. Além disso, desde a implantação do protocolo específico para buscas, em dezembro de 2024, 13 pessoas desaparecidas também foram encontradas com o apoio da tecnologia.
Atualmente, câmeras inteligentes integram o monitoramento da capital baiana e de 80 municípios do interior, contando com Plataformas Elevadas de Observação — estruturas equipadas com câmeras e centrais de monitoramento — que potencializam o uso do sistema em diversas regiões do estado.
Em 2025, até o momento, 939 foragidos foram localizados através dos alertas emitidos pela ferramenta para os Centros Integrados de Comunicação (Cicoms), reforçando a importância da tecnologia no combate à criminalidade e na localização de pessoas desaparecidas.