
O Uruguai decretou luto nacional até sexta-feira (16) pela morte do ex-presidente José “Pepe” Mujica, aos 89 anos, ocorrida na última terça-feira (13). O velório do líder acontece nesta quarta-feira (14), com um funeral de Estado e forte mobilização popular.
Mujica enfrentava um câncer de esôfago, diagnosticado em 2024. Fundador do Movimento de Participação Popular (MPP) e ex-guerrilheiro tupamaro, ele governou o país entre 2010 e 2015 e ficou mundialmente conhecido pelo estilo de vida austero, que lhe rendeu o apelido de “o presidente mais pobre do mundo”.
O funeral de Estado contará com uma caravana por Montevidéu, saindo por volta das 11h em direção à sede do Movimento de Libertação Nacional (MLN), seguindo depois para o MPP e, em seguida, para a Frente Ampla. O cortejo será encerrado no Palácio Legislativo, onde ocorrerá o velório oficial até a tarde de quinta-feira (15).
A cerimônia deve reunir milhares de pessoas e diversas autoridades internacionais. Estão entre os nomes esperados o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner.
Mujica deixa um legado político marcado pela simplicidade, coerência ideológica e compromisso com as causas sociais e ambientais.