União Europeia prepara resposta às tarifas de Trump

A União Europeia (UE) declarou ter um “plano sólido” para responder às tarifas recíprocas que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende impor ao bloco. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou nesta terça-feira (1º), em discurso no Parlamento Europeu, que o objetivo principal é buscar uma solução negociada, mas que o bloco está preparado para adotar contramedidas, se necessário.

Foto: Divulgação.

Trump anunciou que as novas tarifas, que incluem impostos sobre aço, alumínio e automóveis, serão detalhadas nesta quarta-feira (2). Ele argumenta que as medidas visam corrigir barreiras comerciais “injustas”, como regulamentos internos e o imposto sobre valor agregado (IVA) da UE. No entanto, a União Europeia defende que o IVA é aplicado de forma justa e igualitária a bens domésticos e importados.

Estratégia da União Europeia

Von der Leyen destacou que a UE responderá de forma unida e que todos os instrumentos estão sobre a mesa para proteger os interesses do bloco. Ela também enfatizou a importância de diversificar o comércio europeu e reforçar o mercado único interno como pilares para enfrentar os desafios econômicos globais.

Uma reunião entre os ministros do Comércio da UE está marcada para o dia 7 de abril, com o objetivo de discutir a reação ao pacote tarifário de Trump e alinhar estratégias para proteger a economia europeia.

Com informações do Bnews.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco