O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (9) que uma tarifa de 80% sobre as importações chinesas “parece correta”, indicando um possível recuo na guerra tarifária entre os dois países.

Foto: Reuters/Leah Millis
Mudança na política comercial
Atualmente, os EUA aplicam uma tarifa de 145% sobre produtos chineses, enquanto a China impõe uma taxa de 125% sobre mercadorias americanas. Trump mencionou que a decisão final sobre a redução das tarifas cabe ao secretário do Tesouro, Scott Bessent, que participará de negociações comerciais com autoridades chinesas neste fim de semana, na Suíça.
Em sua conta na plataforma Truth Social, Trump também defendeu que a China “deveria abrir seus mercados para os EUA”, alegando que “mercados fechados não funcionam mais”.
Histórico da guerra tarifária
A disputa comercial entre as duas maiores economias do mundo se intensificou em abril, quando Trump elevou as tarifas sobre produtos chineses, levando Pequim a retaliar com aumentos semelhantes.
Agora, com a possibilidade de redução das tarifas para 80%, especialistas avaliam que a medida pode aliviar tensões comerciais e reduzir impactos sobre consumidores e empresas nos EUA.
Próximos passos
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o negociador-chefe de comércio dos EUA, Jamieson Greer, se reunirão com o czar econômico da China, He Lifeng, para discutir um possível acordo.
Com informações do G1.