O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto nesta quarta-feira (9) que elimina as restrições ao fluxo de água em chuveiros e outros equipamentos domésticos, revertendo normas estabelecidas pelas gestões de Barack Obama e Joe Biden. A medida foi anunciada como uma forma de restaurar a “liberdade de tomar banho” e desfazer o que a Casa Branca chamou de “guerra da esquerda contra a pressão d’água”.

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
Mudanças na Regulamentação
Até então, os Estados Unidos adotavam um padrão que limitava o fluxo de água em chuveiros a 2,5 galões por minuto, com o objetivo de reduzir o consumo de água e energia. A nova ordem executiva permite que cada bico de chuveiro libere até 2,5 galões por minuto, aumentando significativamente o consumo potencial.
Impactos e Críticas
A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e grupos como o Appliance Standards Awareness Project (ASAP) argumentam que as restrições anteriores ajudavam a reduzir contas de serviços públicos e proteger o meio ambiente. Críticos da medida afirmam que ela pode aumentar o desperdício de água e energia, enquanto Trump defende que as mudanças são necessárias para melhorar a experiência dos consumidores.
Com informações do G1.