O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciaram um acordo comercial entre os dois países nesta quinta-feira (8). Este é o primeiro grande acordo desde a implementação das tarifas recíprocas pelos EUA em abril.

Foto: Reuters/Leah Millis.
Redução de tarifas e impacto econômico
Os EUA mantiveram uma tarifa de 10% sobre produtos britânicos, enquanto o Reino Unido reduziu suas taxas sobre produtos norte-americanos de 5,1% para 1,8%. O acordo também prevê uma zona de comércio de alumínio e aço e uma cadeia de suprimentos farmacêuticos segura, além de aumentar a receita externa dos EUA em US$ 6 bilhões e criar US$ 5 bilhões em novas oportunidades de exportação.
Benefícios para o Reino Unido
O governo britânico afirmou que a indústria automobilística verá suas tarifas caírem de 27,5% para 10% imediatamente, enquanto os impostos sobre aço e alumínio serão zerados. Starmer destacou que o acordo impulsionará o comércio e criará novos empregos.
Cenário econômico e próximos passos
O Reino Unido busca fortalecer suas relações comerciais pós-Brexit com os EUA, China e União Europeia. Trump indicou que pretende negociar novos acordos comerciais com a Europa e espera um encontro amigável com a China nos próximos dias.
Com informações do G1.