O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em entrevista à Time Magazine que o Brasil é um dos países que “sobrevivem” e “ficaram ricos” ao impor tarifas sobre produtos americanos. Ele comparou a política tarifária brasileira à de países como China e Índia, que, segundo ele, cobram taxas de até 150% sobre importações.

Foto: REUTERS/Nathan Howard
Visão de Trump sobre tarifas
Trump afirmou que considera uma “vitória total” se os EUA continuarem cobrando tarifas altas sobre produtos estrangeiros no próximo ano. Ele destacou que as tarifas têm gerado “bilhões de dólares” em arrecadação e incentivado empresas a transferirem suas produções para os Estados Unidos.
“Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Não há tarifas se fizerem seus produtos aqui,” disse Trump, enfatizando que a política tarifária é um sucesso para a economia americana.
Impacto no Brasil
Apesar das críticas de Trump, dados recentes mostram que os EUA têm registrado superávits comerciais com o Brasil nos últimos anos. Em 2024, o superávit americano foi de US$ 28,6 bilhões, somando bens e serviços.
Com informações do G1.