TRE determina novas eleições em Ruy Barbosa (BA)

Decisão unânime manteve sentença de inelegibilidade de candidato com mais votos, em de primeiro grau. Entenda por que Bonifácio (MDB) teve candidatura indeferida.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) determinou, por unanimidade, nesta segunda-feira (21), a realização de uma nova eleição para prefeito na cidade de Ruy Barbosa, município a 320 km de Salvador. Embora Bonifácio (MDB), candidato mais votado – com 9.999 votos – ainda possa recorrer da decisão, o Tribunal decidiu por manter sua inelegibilidade.

A candidatura de Bonifácio está sob avaliação judicial. Ele foi impedido de concorrer devido a problemas durante sua gestão anterior como prefeito. O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) havia recomendado a rejeição das contas de 2016, apontando desvios de recursos do Fundeb, o que foi acatado pela Câmara de Vereadores. Com base nisso, a coligação adversária “União, Trabalho e Desenvolvimento” solicitou o indeferimento de sua candidatura, o que foi confirmado em primeira instância.

A defesa de Bonifácio alegou que, para a inelegibilidade, a legislação exige dolo específico, ou seja, uma intenção clara de prejudicar o bem público. No entanto, o desembargador Moacyr Pitta, que avaliou o caso, concluiu que houve dolo específico nos atos de improbidade administrativa cometidos pelo ex-prefeito, incluindo o superfaturamento de contratos e desvios de mais de R$ 1 milhão do Fundeb, em parceria com empresas.

O entendimento de Pitta foi seguido por toda a Corte, o que resultou na manutenção do indeferimento da candidatura. Bonifácio ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a decisão final. Se o TSE mantiver a inelegibilidade, novas eleições serão realizadas em Ruy Barbosa, sem a participação de Bonifácio. Caso contrário, ele poderá ser declarado prefeito eleito.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco