
As localidades de Morro de São Paulo, Gamboa e Garapuá, na Ilha de Tinharé, enfrentam transtornos após as fortes chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira (6). O temporal provocou alagamentos, deslizamentos de terra e danos a equipamentos públicos em diferentes regiões da ilha.
A estrada que liga Morro de São Paulo a Garapuá bastante utilizada em passeios turísticos está temporariamente interditada em alguns trechos, devido às condições climáticas e à necessidade de reparos emergenciais.
Em nota, a Prefeitura de Cairu informou que diversas secretarias e órgãos municipais foram mobilizados para atuar na mitigação dos impactos e na recuperação dos serviços essenciais. Foram registrados deslizamentos em áreas de encosta, além de prejuízos em vias públicas, unidades de saúde e escolas.
A gestão municipal reforçou o alerta à população, destacando comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê a continuidade das chuvas com risco de alagamentos, deslizamentos e descargas elétricas. O nível de severidade está classificado como “Perigo Potencial”.
Recomendações à população:
- Evitar sair de casa durante o mau tempo;
- Não se abrigar sob árvores em caso de ventos fortes;
- Evitar estacionar veículos próximos a torres e placas de propaganda;
- Em caso de emergência, ligar para a Guarda Municipal (153) ou Corpo de Bombeiros (193).