O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia foi responsável por 62 prisões nos oito primeiros dias do ano. Somente nas últimas 24 horas, oito capturas foram realizadas em áreas monitoradas em Salvador, Dias D’Ávila e Itamaraju.
De acordo com a SSP, em Itamaraju, extremo sul do estado, um homem procurado por homicídio foi identificado pelas equipes de videomonitoramento do CICOM/Teixeira de Freitas e preso por policiais militares da 43ª CIPM. Em Salvador, alertas emitidos pelo CICOM Salvador/RMS resultaram na prisão de foragidos por crimes de roubo e tráfico de drogas, com a atuação de equipes do Batalhão Gêmeos, das 11ª e 15ª CIPMs e do 18º Batalhão da PM.

Já em Dias D’Ávila, policiais da 36ª CIPM efetuaram a prisão de um homem com mandado expedido por falta de pagamento de pensão alimentícia.
Resultados expressivos em 2024
Em 2024, o Sistema de Reconhecimento Facial contabilizou 1.132 prisões, segundo balanço divulgado pela SSP na terça-feira, 7. Desde a implantação da tecnologia, em 2018, 2.447 procurados foram capturados após alertas emitidos pelo sistema. Atualmente, a ferramenta está presente em 81 cidades e é utilizada em grandes eventos na capital e no interior do estado.