A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou nesta segunda-feira (19 de maio) o governo do presidente Donald Trump a revogar o status de proteção temporária contra deportação de cerca de 350 mil venezuelanos que vivem no país.

Foto: Divulgação/ Casa Branca
Decisão e impacto na imigração
A medida faz parte da política de endurecimento da imigração adotada por Trump, que busca ampliar deportações de imigrantes em situação irregular.
A decisão da Suprema Corte anulou uma proibição imposta pelo juiz Edward Chen, do distrito de San Francisco, que havia suspendido a revogação do Status de Proteção Temporária (TPS) para venezuelanos.
O programa TPS é uma designação humanitária concedida a cidadãos de países afetados por guerra, desastres naturais ou crises graves, permitindo que permaneçam nos EUA com autorização de trabalho.
Contexto e reação
- O governo Biden havia prorrogado o TPS para venezuelanos até 2026, mas a secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, nomeada por Trump, revogou essa prorrogação.
- O juiz Chen considerou que a revogação do TPS se baseava em estereótipos negativos, sugerindo que os venezuelanos eram criminosos.
- O Departamento de Estado dos EUA desaconselha viagens à Venezuela, citando alto risco de detenções arbitrárias, terrorismo e criminalidade.
Próximos passos
A decisão da Suprema Corte abre caminho para que o governo Trump intensifique deportações, seguindo sua promessa de realizar a maior deportação em massa da história dos EUA.
Grupos de defesa dos imigrantes alertam que a revogação do TPS pode expor milhares de pessoas à deportação para um país inseguro e causar perdas econômicas significativas.
Com informações do G1.