Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estão cobrando uma reação diplomática formal do Itamaraty diante das ações de Elon Musk e aliados do ex-presidente Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes. Para integrantes da Corte, os ataques fazem parte de um movimento maior para desgastar a instituição e enfraquecer o Judiciário brasileiro.

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque
A preocupação se intensificou com a tramitação de um projeto no Legislativo americano que busca impedir a entrada de Moraes nos Estados Unidos e com a disseminação de informações por Musk sobre supostas movimentações financeiras do ministro. Para os magistrados, a resposta do Brasil deve ocorrer no campo diplomático, já que o ataque tem essa mesma natureza.
Nos bastidores, o Itamaraty já atua desde novembro de 2024 para reforçar a importância do STF na defesa da democracia brasileira, dialogando com congressistas e formadores de opinião nos EUA. O governo brasileiro também monitora pressões de grupos ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tentam influenciar o governo americano contra Moraes.
Com informações do G1.