A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (25) que lobbies no Congresso Nacional têm dificultado o avanço de pautas relacionadas ao corte de subsídios tributários. Durante o programa Bom Dia Ministro, promovido pela SECOM da Presidência da República, Tebet destacou que, sempre que o Executivo tenta levar adiante essas propostas, enfrenta resistência de setores empresariais influentes.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
“Toda vez que nós levamos essa pauta [de cortar subsídios tributários], nós temos a ação dos lobbies no Congresso e essa pauta é rechaçada”, declarou a ministra. Ela também ressaltou que, embora o Executivo tenha a responsabilidade de cortar gastos, o Congresso precisa assumir sua parte no processo. “A responsabilidade de cortar gastos é do Executivo, mas é também do Congresso Nacional. Eu falo como senadora que fui”, completou.
Planejamento para o futuro
Tebet também abordou a proposta de seu ministério de dobrar o PIB per capita do Brasil até 2050. Segundo a ministra, o país carece de uma cultura de planejamento, o que tem travado o crescimento econômico nas últimas quatro décadas. “O governo Lula me deu carta branca para construirmos, pela primeira vez, um planejamento sobre qual país nós queremos para daqui a 25 anos”, afirmou.
Ela destacou que a inserção de mulheres no mercado de trabalho será essencial para alcançar esse objetivo. “Só teremos condição de dobrar o PIB per capita se colocarmos, pelo menos, 60% das mulheres brasileiras no mercado de trabalho”, explicou Tebet.
Participação inédita do BNews
As declarações foram dadas em resposta a um questionamento do portal BNews, que se tornou o primeiro veículo de notícias online a participar do programa Bom Dia Ministro, tradicionalmente voltado para emissoras de rádio.
Com informações do Bnews.