Com a chegada do Carnaval, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) tem intensificado os serviços de poda de árvores nos circuitos da folia. Nesta segunda-feira (10), as ações ocorreram em frente ao antigo Othon Palace Hotel, em Ondina, e na Praça 2 de Julho, no Campo Grande, além de outros pontos estratégicos no Centro, como o Pelourinho, Avenida Sete de Setembro, Rua Carlos Gomes e vias de acesso ao circuito.

Jefferson Peixoto/Secom PMS
As podas em árvores que têm galhos em contato com a fiação elétrica são realizadas pela Coelba, responsável pelo serviço devido ao seu expertise e equipamentos especializados. As intervenções da Seman visam evitar quedas de galhos e partes das árvores que possam causar acidentes com foliões, além de facilitar a passagem dos trios elétricos durante o desfile.
O titular da Seman, Lázaro Jezler, explicou que a poda de árvores é uma das várias manutenções preventivas realizadas pela secretaria antes do Carnaval. Outras ações incluem a desobstrução de redes e dispositivos de drenagem, operação de tapa-buracos, colocação de tapumes em prédios e monumentos públicos e remoção de mobiliário urbano.
A Seman também montou um esquema especial para garantir a manutenção durante a festa, com sete equipes trabalhando em plantões de 24 horas, totalizando 135 profissionais. Essas equipes estarão prontas para atender emergências, revisar os sistemas de drenagem, fazer reposição de tapumes e asfalto, e outros serviços necessários.
Após o Carnaval, as equipes irão retirar os tapumes, reinstalar o mobiliário urbano e recuperar a infraestrutura danificada, além de revisar a rede e os dispositivos de drenagem nos circuitos e ruas do entorno.
Com informações do Bahia.Ba.