Programa Saúde nos Bairros, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua oferecendo atendimento à população durante o mês de novembro. A ação está sendo realizada no Largo do Bonfim, no estacionamento em frente à Basílica Santuário Nosso Senhor do Bonfim, e segue até sábado (23). O programa tem como objetivo proporcionar qualidade de vida aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo exames e consultas por meio de unidades móveis equipadas com profissionais capacitados.
Os serviços estão disponíveis de forma espontânea, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos sábados, das 7h às 13h, sem necessidade de agendamento prévio. Para acessar os serviços, os interessados devem comparecer ao local com documento de identidade com foto, Cartão SUS e, quando necessário, guia de solicitação. Caso o paciente não tenha requisição, ele será atendido por consulta clínica e poderá realizar os exames no próprio local.
O segurança Eder dos Santos, de 43 anos, foi um dos usuários que aproveitou a manhã de quinta-feira (21) para garantir seu atendimento. “Estive aqui ontem, fiz vários exames e hoje retornei para uma consulta com o médico clínico. O atendimento foi excelente, nota dez. Esse tipo de ação é muito importante, pois muitas pessoas não têm acesso a exames e consultas, e aqui está tudo disponível, facilitando muito a vida de todos nós”, afirmou.
Os serviços oferecidos incluem consultas médicas, exames laboratoriais e de imagem, como USG abdômen total, USG mama bilateral, USG tireoide, USG Doppler colorido carótidas, USG pélvica (ginecológica), eletrocardiograma (ECG), ecocardiograma transtorácico e mamografia bilateral. Também são realizados exames preventivos, atendimentos odontológicos e agendamento para raio-x, além de captação de pacientes para cirurgias eletivas e urológicas. No sábado (23), homens que comparecerem ao local também poderão realizar consultas com urologista e USG de próstata.
Lançado em abril de 2023, o Programa Saúde nos Bairros já percorreu mais de 114 localidades e realizou mais de 1,6 milhões de atendimentos. Além do Bonfim, o serviço continua nos bairros de Coutos, Resgate e Boca da Mata até o dia 29 de novembro.