Salvamar intensifica medidas de segurança nas águas durante o carnaval de Salvador 2025

Com a expectativa de um dos maiores carnavais da história, o Carnaval de Salvador 2025 promete atrair cerca de 850 mil pessoas, conforme dados do Observatório do Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Diante da alta movimentação nas praias e orla da cidade, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) preparou uma operação especial para garantir a segurança dos banhistas até a Quarta-feira de Cinzas (5).

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A operação se concentrará ao longo da orla, com destaque para os 30 pontos de apoio e uma base náutica entre o Jardim de Alah e Ipiranga, abrangendo os carnavais dos bairros de Boca do Rio e Itapuã. No Circuito Dodô (Barra/Ondina), serão disponibilizadas duas bases fixas, cinco postos e também uma base náutica. Além disso, a equipe da Salvamar prestará serviços de segurança aquática de forma contínua ao longo de todo o evento.

Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, faz alertas importantes para quem vai aproveitar o mar durante a folia. “É essencial lembrar que bebida alcoólica e banho de mar não combinam. Evitem também entrar no mar à noite, quando a visibilidade é reduzida, dificultando possíveis resgates. Se a água atingir acima do umbigo, o risco é elevado”, adverte. Ele também reforça o cuidado com as crianças: “Nunca perca de vista seu filho, esteja sempre a uma distância segura”, alerta.

Além das ações de prevenção, a Salvamar intensificará a sinalização das praias e campanhas educativas. Bandeiras de segurança serão instaladas nas areias para indicar as condições do mar, e as abordagens educativas serão ampliadas, tanto por meio de campanhas na mídia quanto por ações diretas nas praias, com foco em evitar afogamentos.

Em caso de emergência, os banhistas podem procurar os salva-vidas diretamente nas praias ou entrar em contato pelo telefone (71) 3202-4970. Para situações nas proximidades do Jardim de Alah a Ipitanga, o Grupamento Marítimo (Gmar) do Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo número 193.

As bandeiras de sinalização, conforme as normas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), indicam o risco nas águas: verde para baixo risco, amarelo para médio risco, e vermelho para alto risco de afogamento. Além disso, a bandeira roxa alerta para a presença de caravelas e pinaúnas, animais marinhos potencialmente perigosos.

O Carnaval de Salvador 2025 acontece de 27 de fevereiro a 5 de março, e a programação completa pode ser acessada no site oficial carnaval.salvador.ba.gov.br ou no Instagram @salvadormeucarnaval.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco