Nesta sexta-feira (28), Salvador receberá o “I Simpósio Internacional Integrado de Qualificação dos Programas de Proteção do Estado da Bahia”. O evento, realizado das 9h às 18h no Ministério Público do Trabalho, busca discutir os desafios na execução de programas de proteção na Bahia e no Brasil, promovendo requalificação e aprimoramento.

Foto: scom/SJDH
Parcerias e objetivos
A iniciativa é organizada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH/ONU) e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). O simpósio visa reforçar a gestão de programas voltados à proteção de crianças, adolescentes, defensores de direitos humanos e vítimas e testemunhas ameaçadas.
Programas de proteção na Bahia
- PPCAAM: Protege crianças e adolescentes ameaçados de morte, garantindo proteção integral e apoio familiar.
- PROVITA: Focado na proteção de vítimas e testemunhas de crimes, além de seus familiares, contra ameaças graves.
- PPDDH: Protege defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas ameaçados por suas atuações.
Destaques do evento
Com representantes de gestores estaduais, sociedade civil e sistema de justiça, a abertura terá uma palestra sobre os desafios internacionais na proteção de direitos humanos. O evento também inclui debates sobre análise de risco e medidas de proteção.
O secretário Felipe Freitas destacou que a iniciativa é um marco histórico para aprimorar programas que há 30 anos refletem o esforço coletivo da sociedade civil.
Com informações do Bahia.Ba.