Salvador inova com trio elétrico movido a gás natural no carnaval de 2025

O Carnaval de Salvador deste ano trouxe uma grande novidade: o primeiro trio elétrico movido a gás natural liquefeito (GNL). O trio, de Armandinho e dos Irmãos Macedo, saiu no domingo (2) no circuito Dodô (Barra-Ondina), substituindo o tradicional diesel por uma alternativa mais limpa e eficiente.

Foto: Divulgação.

Essa iniciativa foi realizada em parceria com o Governo da Bahia, através da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás) e a Eneva. O objetivo é promover a sustentabilidade e a conscientização ambiental durante um dos maiores eventos de rua do mundo. O diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, destacou que o uso do GNL no trio elétrico ajuda a integrar a tradição do Carnaval com a inovação energética. Ele enfatizou a importância de reduzir a emissão de poluentes e gases de efeito estufa.

O uso de GNL representa uma economia de baixo carbono, com a promessa de reduzir a emissão de CO₂ em até 30% em comparação com combustíveis fósseis como o diesel. Além disso, a substituição do diesel também elimina poluentes como óxidos de nitrogênio (NOx), contribuindo para um ar mais limpo.

A iniciativa está alinhada com tendências globais, como as que vêm sendo implementadas na China, Estados Unidos e Europa, onde o GNL já é utilizado para reduzir emissões e promover uma logística mais sustentável no transporte de cargas e em veículos de longo curso.

Essa ação marca mais um passo importante para o Carnaval de Salvador, que, além de ser uma grande festa cultural, começa a incorporar cada vez mais práticas sustentáveis, aliando diversão e responsabilidade ambiental.

Com informações do Bnews.

FONTES / CRÉDITOS:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossas notícias diretamente em seu email.

Inscrição realizada com sucesso Ops! Não foi possível realizar sua inscrição. Verifique sua conexão e tente novamente.

Anuncie aqui

Fale conosco