A capital baiana registra uma quarta-feira (27) marcada por fortes chuvas, que provocam alagamentos em diversos pontos da cidade e colocam áreas em alerta máximo. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o mau tempo deve persistir ao longo do dia, com previsão de chuvas intensas e risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
A travessia Salvador-Mar Grande segue suspensa pelo terceiro dia consecutivo devido às condições climáticas desfavoráveis na Baía de Todos-os-Santos. Segundo a Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia), ainda não há previsão para a retomada do serviço.
Os ascensores da cidade, incluindo o Plano Inclinado Gonçalves, o Pilar, o Liberdade-Calçada e o Elevador do Taboão, estão inoperantes. A Secretaria de Mobilidade (Semob) também suspendeu a linha B3 do BRT, afetada por alagamentos entre a Rua Marcos Freire e o Caminho das Árvores.
Entre os locais mais atingidos pelos alagamentos estão a Avenida Bonocô, Pernambués, Avenida Suburbana, Avenida Jequitaia, Avenida Anita Garibaldi, Avenida Vasco da Gama e trechos da BR-324 no sentido Feira de Santana, que registra um grande congestionamento.
Até as 10h18, a Codesal contabilizou 120 ocorrências relacionadas às chuvas e acionou sirenes em várias áreas após alertar para o acumulado de mais de 150 mm de chuva nas últimas 72 horas. Entre as regiões mais afetadas estão Baixa do Cacau (São Caetano), Bom Juá, Vila Picasso (Capelinha), Voluntários da Pátria (Lobato), Calabetão, Bosque Real (Sete de Abril) e Olaria (Nordeste de Amaralina).