A escola de samba Acadêmicos do Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira (21), que homenageará a carnavalesca Rosa Magalhães em seu enredo para o Carnaval de 2026. Com o título “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, o desfile promete um tributo à trajetória de uma das maiores personalidades do carnaval brasileiro.

Foto: Divulgação.
Um legado na Sapucaí
Rosa Magalhães, falecida em julho de 2024, aos 77 anos, foi uma das figuras mais marcantes da história do carnaval carioca. Ao longo de sua carreira, conquistou sete títulos no Grupo Especial, tornando-se a maior campeã da Marquês de Sapucaí. Com um estilo sofisticado e narrativas criativas, Rosa revolucionou o conceito dos desfiles ao unir arte, história e literatura em suas apresentações.
O enredo desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Silveira, ao lado do curador Leonardo Antan, levará para a avenida um cortejo lúdico, inspirado na biblioteca mágica onde Rosa iniciava suas pesquisas. O desfile contará com personagens icônicos de seus antigos trabalhos, como nobres, indígenas, deuses e figuras do imaginário popular.
Uma homenagem em grande estilo
A apresentação do enredo aconteceu no barracão da escola, na Cidade do Samba, e emocionou o público presente. Para Jorge Silveira, essa será uma oportunidade de celebrar o talento e o legado de Rosa Magalhães como uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos.
“Nós vamos prestar uma grande homenagem à professora, mestre de todos nós. O Salgueiro é a última escola a entrar na avenida. Vamos usar essa oportunidade para convidar o mundo do samba a celebrar a maior artista brasileira de todos os tempos”, afirmou o carnavalesco.
Última escola a desfilar
A Acadêmicos do Salgueiro será a última escola a entrar na avenida, no desfile de terça-feira de Carnaval, 17 de fevereiro de 2026. A expectativa é que o tributo a Rosa Magalhães se transforme em um dos momentos mais marcantes do próximo carnaval carioca.
Com informações do G1.