O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou que os preços dos alimentos devem sofrer uma redução até junho de 2025. Em entrevista ao jornal Metrópoles, o ministro destacou que a estratégia do governo federal para controlar a inflação no setor agrícola se baseia no aumento da produção.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Costa revelou que o governo espera uma safra robusta neste ano, o que deve contribuir para a queda nos preços, especialmente de itens como arroz e feijão, que já apresentam sinais de queda. “A expectativa é muito positiva, e teremos preços decrescentes até junho”, afirmou o ministro, otimista quanto aos efeitos da produção agrícola.
Essa previsão é mais otimista do que a da equipe econômica do governo, que prevê a queda dos preços até o final de 2025.
Reformulação do vale-alimentação
Além das estratégias para controle da inflação, o governo também trabalha para reduzir custos para os trabalhadores. Rui Costa explicou que o Ministério da Fazenda e a Advocacia-Geral da União (AGU) estão analisando uma reforma nas taxas cobradas pela intermediação do vale-alimentação, que, segundo ele, estão excessivamente altas, prejudicando os trabalhadores.
A reformulação do vale-alimentação é uma das ações do governo para conter a inflação e melhorar o custo de vida da população, em um cenário econômico global ainda instável.
Com informações do Bahia.Ba.